sexta-feira, 20 de abril de 2018

Apresentação do Proerd para Secretaria Municipal de Educação dos Palmares

Na manhã do dia 19/04/18 (Quinta Feira), o efetivo do Programa Educacional de Residências às Drogas - Proerd, fez a exposição das suas atividades preventivas, com uma aula para a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação dos Palmares (Professoras: Elisângela, Érica e Edna). Também participaram da aula inaugural, ou melhor, lançamento do Proerd no município dos Palmares, as equipes gestoras das Escolas da Rede Municipal, juntamente com os Coordenadores pedagógicos e os técnicos da Sec. Mun. Educação. O comandante do 10º BPM (Ten Cel Souza Filho), tem desenvolvido ações necessárias pra oportunizar aos estudantes da Mata Sul de Pernambuco, condições adequadas para o desenvolvimento biopsicossocial, uma vez que estas atividades são voltadas para ampliar o grau de conscientização do publico diretamente envolvido e assim, permanecer longe das drogas e da violência.




GT PROERD 

SUB TEN JACINTO 
SGT JUCIÊ 
CB EDMILSON 

TEN CEL SOUZA FILHO COORDENADOR DO NAP 
MAJ RONALDO PINTO SUB. COMANDANTE 
TEN KILDARE GUEDES COORDENADOR DO PROERD

quarta-feira, 28 de março de 2018

Aula inaugural do Proerd em Dormentes

Hoje, 27 de março de 2018, o 5°BPM em parceria com a Coordenação Estadual do Proerd, a Prefeitura Municipal de Dormentes, a Secretaria de Educação, a Empresa Monsanto e os Policiais Instrutores do PROERD integrantes do GPREV do 5°BPM iniciaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (e à Violência) - Proerd na cidade de Dormentes/PE. As aulas foram ministradas pelos Policiais Instrutores do Proerd integrantes do GPREV/5°BPM: Sub Ten PM Severino e os Cabos PM Paulo Rocha (Mentor), Larissa Mariano e Sheila Carvalho. Os alunos das turmas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais, em Dormentes/PE, receberam com muita alegria o Programa. 


Os Instrutores entregaram o livro do estudante - material utilizado no Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. As localidades - Distritos, atendidas pelo programa foram: 1. LAGOA DE FORA - ESC MUL MAXIMILIANO RODRIGUES MACEDO (Pólo I) 2. LAGOAS 3. BOTÃO DE SEDA 4. SÃO DOMINGOS 5. MALHADA DA PEDRA 6. LAGOS DA BOA VISTA Logo de início, já percebemos quantos benefícios esta ação trará aos nossos jovens e suas famílias, consequentemente a sociedade em geral. Me surpreendeu o envolvimento e interação de todos, a empolgação e concentração dos estudantes já neste primeiro momento. Disse a Senhora Josimara Cavalcanti - Prefeita do Município de Dormentes. De forma bem dinâmica o programa repassa estratégias, desenvolve habilidades, que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Só temos a agradecer a Polícia Militar e a gestão por priorizar o desenvolvimento de ações como essa em nosso município. Disse a Senhora Alessandra de Assis Damasceno - Secretária de Educação do Município. Neste primeiro momento estamos atendendo a cidade de Dormentes e a partir de abril, iremos atingir também a cidade de Afrânio/PE. Nossa meta no primeiro semestre é alcançar todos os alunos com a vacina da prevenção - Proerd, disse o Subtenente PM Geraldo Severino da Silva - Coordenador de Ações Comunitárias do GPREV/5°BPM. 






terça-feira, 20 de março de 2018

Aula inaugural do Proerd em Águas Belas

A Coordenação Estadual do Proerd em parceria com o 9° BPM/4a CPM e a Prefeitura Municipal de Águas belas realizaram nesta segunda-feira, 19/03, a aula inaugural do programa educacional de Resistência às Drogas - Proerd no povoado Campo Grande, zona rural do município de Águas belas. 

Neste primeiro momento estão sendo instruídas as crianças da educação infantil através de segurança pessoal, e logo após serão assistidos os alunos do Ensino Fundamental II com temas sobre responsabilidades, desafios do dia a dia, decisões e escolhas, assim como o modelo de tomada de decisão Proerd: Definindo os problemas, Analisando, Atuando e Avaliando. 

De forma lúdica e dinâmica o instrutor Proerd CB Zacarias transmitirá os assuntos a todos os alunos. Na ocasião se fizeram presentes o Sr. Maurício de Josué vice prefeito, o Sr. Buda secretário de governo, o Sr. Valdinho de tanquinhos vereador, Sr. Nego de Nido da comunidade, Sgt Evio Sargenteante da 4a CPM, a Sra. Márcia Diretora de ensino, a Sra Paloma Tavares Gestora da escola e demais educadores. O objetivo do curso PROERD é preparar as crianças e adolescentes a dizerem não as drogas e não a violência.






sexta-feira, 16 de março de 2018

Proerd forma estudantes da Rede Municipal em Arcoverde

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 16 de março, a solenidade de formatura de 258 estudantes do Centro de Ensino Integral Ivany Rodrigues Bradley. A ocasião contou com a prefeita de Arcoverde Madalena Britto; a secretária municipal de Educação e Esportes, Patrícia Cursino Padilha; a gestora da instituição municipal, Rejane Rodrigues; os sargentos Cândice e Ednaldo, além de representantes da Secretaria de Defesa Social – SDS e da Diretoria Integrada do Interior – DINTER II. Após a execução do hino nacional, Rejane Rodrigues saudou os formandos e demais presentes, falando um pouco sobre a experiência do curso para a comunidade escolar. “Foram 45 dias de atividades intensas, prazerosas e lúdicas. Todos os nossos estudantes tiveram a oportunidade valiosa de participar em sala de aula de atividades preventivas ao uso das drogas e seus efeitos, que não afetam só o desempenho escolar, mas também, as relações sociais. A vivência destes ensinamentos será um divisor de água na vida dos estudantes”, destacou a gestora do CEI Ivany Rodrigues Bradley.


A solenidade contou posteriormente, com apresentação teatral dos adolescentes atendidos pela Casa das Juventudes de Arcoverde, abordando como tema o uso de drogas. Em seguida, a prefeita Madalena Britto evidenciou os benefícios que a iniciativa tem possibilitado nos últimos anos, nas escolas que constituem a Rede Municipal de Educação em Arcoverde. “A importância que este programa traz para os nossos estudantes é impressionante. A gente só tem uma palavra para dizer aos orientadores e professores, que é: gratidão. Porque está ensinando o bem para estas crianças e adolescentes, levando conhecimento do que é ruim para as suas vidas, consiste em dizer que todos os que estão aqui hoje já tem a consciência de que a droga não leva a nada e o mal que ela promove”, frisou a gestora do município. 

 A ocasião também premiou os estudantes participantes do programa, que venceram concursos de redação e de desenho a mão livre. Ao final, os policiais instrutores do programa fizeram suas considerações, abordando as experiências práticas desenvolvidas com a comunidade escolar e o público presente também contou com uma apresentação de Pastoril, constituído por meninas na faixa etária dos 8 aos 12 anos, do CEI Ivany Rodrigues Bradley. 


  O Proerd consiste em uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – DARE. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e atualmente atende a todo o país. Como material didático, o programa possui o livro do estudante, o livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando no desenvolvimento das lições práticas do curso. Sendo realizado em uma ação conjunta que envolve a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los no reconhecimento de pressões e influências diárias.

Fonte: http://www.arcoverde.pe.gov.br/

quarta-feira, 14 de março de 2018

Aula Inaugural do Proerd em Paulista

 A Gerência Geral de Articulação Integração Institucional e Comunitária da SDS, através da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) e do Núcleo de Prevenção Social à Violência da Capital (Nuprev Capital), lançou, nesta terça-feira (13/03), o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em mais um município da Região Metropolitana. A iniciativa funcionará em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulista, por meio das Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã e Defesa Civil. A ação visa atender todas as crianças do 5º ano do ensino fundamental das escolas do município. A solenidade de lançamento ocorreu no Senac Paulista, com a presença de corpo técnico e docentes da Secretaria de Educação, policiais militares e alunos que irão receber as aulas do Proerd. 

 O gerente geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da SDS, Cláudio Borba (foto), ressaltou a importância da prevenção à violência em Pernambuco e se identificou como um entusiasta do Proerd. Também estiveram presentes o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista; o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar; e o secretário de Educação da cidade, Carlos Júnior, que enalteceu a parceria para reduzir os índices de jovens envolvidos com drogas. A Polícia Militar estava representada pelo coronel Basílio, diretor de Articulação Social e Direitos Humanos; pelo coordenador da Patrulha Escolar, major Fabio; e pelo representante do 17º BPM, major Guedes. A aula inaugural terminou com apresentação pedagógica do programa para o corpo docente municipal, com exposição do coordenador estadual do Proerd, capitão Fábio Santos, e da coordenadora pedagógica, cabo Mirameles Sabino. Foram apresentados os policiais militares que atuarão como instrutores nas escolas de Paulista: os cabos Ayron e Mirameles e os soldados Dayvson, Dos Santos, Eliab e Adriano.

Fonte: Site da SDS

segunda-feira, 12 de março de 2018

Lançamento Proerd Paulista


Articulação Proerd no município de Águas belas

Na manhã do dia 12 de marco, o comandante da 4° CPM (Águas Belas) Ten PM Caio Brasileiro firmou parceria com a secretária de educação do município de Águas Belas, Sra. Kelryane Clemente, para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas -Proerd, estavam presente na ocasião o policial instrutor Proerd CB PM Zacarias, a diretora de ensino, Gestora e adjunta da Escola José Bezerra de Albuquerque Sobrinho, e Luciene Joaquim da secretaria da mulher. Será contemplada a Escola Municipal José Bezerra no povoado Campo Grande, serão assistidos com o curso Proerd cerca de 500 (quinhentos) alunos.

O programa se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso abusivo das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando- lhes a consciência para esta problemática e facilitando o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Apresentação do Proerd para Secretaria Municipal de Educação dos Palmares

Na manhã do dia 19/04/18 (Quinta Feira), o efetivo do Programa Educacional de Residências às Drogas - Proerd, fez a exposição das suas ...